• My Del.icio.us

Monitorar é preciso…viver não é precico

Breve introdução

Lembro-me claramente que uma vez no Conisli (Congresso Internacional de Software Livre),  há muito tempo atrás, vi uma palestra sobre monitoramento com Nagios, e recordo do sentimento que sentia naquele momento. Eu ouvia as pessoas falando sobre monitorar 100 , 200, 300 servidores e eu me perguntava se um dia eu chegaria naquele nível.

Pois é, muito tempo se passou e cá estou eu, antes eu não tivesse feito essa pergunta…. brincadeira….uma coisa é certa, hoje percebo que tão divertido e satisfatório atuar nessa área que me sinto alegre ao recordar destes momentos em que começava a descobrir como as coisas realmente funcionavam, era algo mágico.

Por que/o que monitorar ?

Bom vamos lá….

– Por que monitorar?

O processo de monitoramento de serviços/servidores é um requisito para a sobrevivência de todos os negócios que dependem de computadores. Ter um sistema que seja capaz de identificar falhas previamente identificadas , como por exemplo partição do disco cheia, é primordial para o bom andamento das empresas e para o sucesso dos negócios.

Outro motivo pelo qual faz-se necessário a utilização de sistemas de monitoramento é a antecipação ao problema, ou seja, é possível estabelecer níveis de criticidade para determinados serviços. Exemplificando: é possível por exemplo gerar alarmes caso o espaço em disco alcance 80% de utilização , sendo assim podemos tomar medidas pró-ativas para evitar que todo o disco seja utilizado e que em decorrência disso o serviço fique indisponível.

Me lembro que na época em que tive a minha própria empresa eu enviava relatórios mensais para nossos clientes comprovando a estabilidade dos servidores/serviços pelo qual nós éramos responsáveis, esse é um outro fator importante, a transparência, este fator é importantíssimo e para mim primordial na relação Cliente x Fornecedor .

– O que monitorar?

Bom a resposta para esta pergunta é muito simples de ser respondida: TUDO !!!

As justificativas para isso são simples:

– Monitorar facilita a tomada de decisões, pois você controla todos os componentes (vamos entender por componentes: serviços, partições, memória, processador), que fazem parte do servidor. É importante que possamos gerar relatórios que indiquem quais componentes do servidor geraram maior número de falha no período de tempo especificado;

– Com monitoramento é possível determinar com maior rapidez qual dos componentes falhou ou está prestes à falhar ;

– Dependendo de onde você trabalhe o monitoramento serve até como um “cala a boca” , que você mostra para o teu gerente 🙂 para mostrar o quão capaz você é …

– Quais ferramentas utilizar?

Vou abordar aqui duas soluções muito conhecidas e utilizadas hoje em dia em diversas empresas , de diversos tamanhos e áreas de atuação:

– Nagios : http://www.nagios.org

– Munin: http://munin-monitoring.org

Apenas para ilustrar quem usa as soluções acima:

– WordPress : Currently we Nagios for server health monitoring, Munin for graphing various server metrics

– Farmville: We use nagios for alerting, munin for monitoring

fonte: http://highscalability.com

Continua…

Deixe um comentário