Breve introdução
Lembro-me claramente que uma vez no Conisli (Congresso Internacional de Software Livre), há muito tempo atrás, vi uma palestra sobre monitoramento com Nagios, e recordo do sentimento que sentia naquele momento. Eu ouvia as pessoas falando sobre monitorar 100 , 200, 300 servidores e eu me perguntava se um dia eu chegaria naquele nível.
Pois é, muito tempo se passou e cá estou eu, antes eu não tivesse feito essa pergunta…. brincadeira….uma coisa é certa, hoje percebo que tão divertido e satisfatório atuar nessa área que me sinto alegre ao recordar destes momentos em que começava a descobrir como as coisas realmente funcionavam, era algo mágico.
Por que/o que monitorar ?
Bom vamos lá….
– Por que monitorar?
O processo de monitoramento de serviços/servidores é um requisito para a sobrevivência de todos os negócios que dependem de computadores. Ter um sistema que seja capaz de identificar falhas previamente identificadas , como por exemplo partição do disco cheia, é primordial para o bom andamento das empresas e para o sucesso dos negócios.
Outro motivo pelo qual faz-se necessário a utilização de sistemas de monitoramento é a antecipação ao problema, ou seja, é possível estabelecer níveis de criticidade para determinados serviços. Exemplificando: é possível por exemplo gerar alarmes caso o espaço em disco alcance 80% de utilização , sendo assim podemos tomar medidas pró-ativas para evitar que todo o disco seja utilizado e que em decorrência disso o serviço fique indisponível.
Me lembro que na época em que tive a minha própria empresa eu enviava relatórios mensais para nossos clientes comprovando a estabilidade dos servidores/serviços pelo qual nós éramos responsáveis, esse é um outro fator importante, a transparência, este fator é importantíssimo e para mim primordial na relação Cliente x Fornecedor .
– O que monitorar?
Bom a resposta para esta pergunta é muito simples de ser respondida: TUDO !!!
As justificativas para isso são simples:
– Monitorar facilita a tomada de decisões, pois você controla todos os componentes (vamos entender por componentes: serviços, partições, memória, processador), que fazem parte do servidor. É importante que possamos gerar relatórios que indiquem quais componentes do servidor geraram maior número de falha no período de tempo especificado;
– Com monitoramento é possível determinar com maior rapidez qual dos componentes falhou ou está prestes à falhar ;
– Dependendo de onde você trabalhe o monitoramento serve até como um “cala a boca” , que você mostra para o teu gerente 🙂 para mostrar o quão capaz você é …
– Quais ferramentas utilizar?
Vou abordar aqui duas soluções muito conhecidas e utilizadas hoje em dia em diversas empresas , de diversos tamanhos e áreas de atuação:
– Nagios : http://www.nagios.org
– Munin: http://munin-monitoring.org
Apenas para ilustrar quem usa as soluções acima:
– WordPress : Currently we Nagios for server health monitoring, Munin for graphing various server metrics
– Farmville: We use nagios for alerting, munin for monitoring
fonte: http://highscalability.com
Continua…
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