• My Del.icio.us

How to become a Master of “Puppet”?

Bom este post não é sobre o Metallica. Este é o primeiro de alguns sobre o Puppet (http://www.reductivelabs.com/puppet/introduction/) .

Vamos por partes para aos poucos desmistificar esta ferramenta que vem sendo utilizada em diversos ambientes e por diversas empresas, sendo que a empresa onde trabalho atualmente é uma delas.

Introdução

– O que é o puppet?

Resumidamente….

O Puppet é um framework para automatizar/centralizar configurações. A melhor parte do Puppet pode ser definida com 2 palavras: automatização e centralização . Você pode se perguntar, porque essas duas palavras são tão importantes? A resposta é extensa mas é simples de ser entendida, e pode ser respondida até com outra pergunta, então vamos começar.

– Vamos para uma situação real

É possível, dependendo de onde você leitor trabalhe, que um novo servidor seja adicionado semanalmente à sua estrutura, sendo assim a tarefa de instalar o sistema, instalar os pacotes necessários, realizar a configuração dos serviços, ativar/desativar daemons do sistema, configurar regras de firewall, atualizar a documentação do processo de instalação e dezenas de outras coisas que podem existir na tua padronização. Sendo assim, essa tarefa é fácil e em alguns momentos até agradável, agora vamos imaginar outra situação: Imagine que a empresa onde você trabalha fecha AQUELE contrato bacana e a estrutura para suportar a demanda deste novo cliente precisa crescer algo em torno de 30 ou 40% e para que isso ocorra o departamente de infra-estrutura deverá provisionar “N” novos servidores. Agora imagine a bagunça que isso irá tornar-se, agora imagine-se passando dias e noites inteiras executando “apt-gets” ou “yum install” pra lá e pra cá, realmente não seria fácil.

– Como o Puppet pode me ajudar?

Na situação descrita acima a utilização do Puppet e outras soluções semelhantes, seria a mais indicada e o porque disso vou listar abaixo:

– As configurações dos servidores ficam centralizadas em um ponto , no PuppetMaster !

– O Puppet conta com uma linguagem própria e muito bem definida para manutenção de sistemas ;

– É possível propagar a alteração de um arquivo de configuração alterado para todos os servidores com o mínimo de esforço;

– A padronização da instalação dos servidores que compoem a infra-estrutura da sua empresa torna-se uma tarefa mais simples

– Minha vivência com Puppet

Eu ainda não sou um Master of Puppet , porém as minhas experiências com ele estão sendo muito boas, e para ser direto , um processo de instalação de servidor que antes , sem o Puppet, demorava 2 ou 3 horas hoje me toma apenas 10 minutos, tudo que eu preciso fazer é documentar os passos executados nestes 10 minutos. Logicamente algumas tarefas precisam ser realizadas manualmente como: requisição de reversos, configuração de IPs adicionais (que são obtidos após a liberação do servidor), mas muito tempo é economizado, isso é indiscutível. Este post introdutório termina aqui, aguarde que vem mais por ai !!!!

O que teremos pela frente nos próximos posts?

– Instalação e configuração do Puppet

– Criando alguns manifestos para o Puppet

– Centralizando os arquivos de configuração do Puppet

Até o próximo post…..

Deixe um comentário